segunda-feira, 30 de junho de 2008

Palestra com técnico do NEMA




Hoje, dia 30 de junho, a turma da 3ª série e a pré-escola assistiram a uma interessante palestra ministrada por Kahuam Gianuca, técnico do NEMA. Ele abordou tópicos relacionados aos projetos de aprendizagem que estão sendo desenvolvidos nas turmas. Ele subdividiu a palestra em três temas principais:
1)"Água: líquido da vida", onde abordou questões relativas a importância da água, sua influência na vida dos seres de nosso planeta e a necessidade fundamental de sua preservação.
2)"A vida teve início nos mares", apresentou uma série de exemplares que vivem no meio aquático e explicou as características de cada espécie.
3)"Descubra o Taim", salientou aspectos geográficos do local, bem como características da flora e da fauna. Também comentou sobre a história do lugar e das pessoas que lá vivem (atividades econômicas e aspectos culturais).
A palestra foi excelente, contribuindo para ilustrar e aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo da execução de seus projetos.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

terça-feira, 17 de junho de 2008

Visita ao Taim





No dia 13 de junho, a turma da 3ª série da professora Patricia e a turma da pré-escola nível B da professora Ana Luiza realizaram um passeio ao Taim. Esta atividade tinha como objetivo a visualização das águas que banham a reserva ecológica, bem como a observação de espécies da flora e da fauna típicas da região. Durante a visita tivemos o apoio de Josiane ( monitora do IBAMA) que nos orientou com explicações fornecidas durante o trajeto da trilha ecológica e na sede do Museu do IBAMA. Depois, conhecemos a Praia da Capilha que é banhada pelas águas da Lagoa Mirim. Ali, as crianças recolheram conchinhas e observaram as formações do relevo local.
O passeio ao Taim serviu para enriquecer os projetos de aprendizagem que estão sendo desenvolvidos nas duas turmas.
3ªsérie - Projeto de aprendizagem "A água"
Pré-escola nível B - Projeto de aprendizagem "Animais do Meio Aquático"

quarta-feira, 11 de junho de 2008

A turma da pré-escola confeccionou bonitas tartarugas




Atividade desenvolvida dentro do projeto de aprendizagem "Animais do meio aquático".

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Visita ao Museu Oceanográfico

No dia 3 de junho, a turma da pré-escola da professora Ana Luiza realizou uma visita ao Museu Oceanográfico. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer um enorme acervo de espécies marinhos e puderam observar animais que vivem no centro de reabilitação do museu. Esta atividade foi prevista dentro do projeto de aprendizagem "Animais do meio aquático".